A WEB E A PRÁTICA DOCENTE.: MÚSICA: another brick in the wall

0 comentários
A WEB E A PRÁTICA DOCENTE.: MÚSICA: another brick in the wall: "SERÁ QUE SOMOS SÓ  MAIS UM TIJOLO NA PAREDE ???
Mais informações »

ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO.

0 comentários
USANDO VÁRIAS MÍDIAS: áudio, vídeo,animação e/ou ilustração.
Alunos devem construir um material que constitua num. reforço ara conteúdos. Por exemplo na aula de matemática, como o vídeo nos mostra.

SEGUNDO  O PROFESSOR JOSÉ MANUEL MORAN," UM DOS GRANDES DESAFIOS PARA O EDUCADOR É AJUDAR A TORNAR  A INFORMAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA, A DEIXAR O ALUNO COMPREENDÊ-LA DE FORMA CADA VEZ MAIS ABRANGENTE E PROFUNDA A TORNÁ-LA PARTE DO SEU REFERENCIAL."

Mais informações »

MÚSICA: another brick in the wall

0 comentários
"SERÁ QUE SOMOS SÓ  MAIS UM TIJOLO NA PAREDE ???

Mais informações »

TECNOLOGIA EM SALA DE AULA.

0 comentários


Mais informações »

Para se fazer um bom uso das tecnologias é preciso muito mais do que técnicos!

0 comentários


Embora esta decisão esteja nas mãos dos gestores políticos e de seus técnicos que decidem “o que e como fazer”. Precisamos nos posicionar com respeito ao uso das tecnologia como nos aponta Paulo Freire de que "o indivíduo deve assumir-se como sujeito produtor do saber e não como mero objeto  por ele formado." Isto só será possível na medida em que houver um maior envolvimento dos docentes, dos pedagogos como articuladores e projetistas e não apenas usuários críticos do sistema.
  Sabemos que os estudos a este respeito estão dando um outro enfoque e estão bem avançados desde a época da criação dos computadores tentando desmistificar a ideia de dominação exercida pela classe burguesa ao se fazer uso das tecnologias, o poder e fascinação que a tecnologia exerce sobre as pessoas ainda continuam incógnitos,o autor  Almeida (1988) reforça que os objetivos econômicos da microeletrônica foram sempre industriais antes de serem educacionais. Assim sendo, a tendência da microeletrônica foi e sempre será a de reproduzir os seus espaços e ampliar sua capacidade de manipulação, pela rapidez dos processos e economia de tempo,  fruto  do capitalismo sem dúvida. (ALMEIDA, 1988, p.36-8 ).

 É importante estabelecermos pontes com outras situações de aprendizagens, romper com as concepções tradicionais onde ao aluno cabia apenas executar seguindo modelos pré estabelecidos agora ele tem o papel de construir junto com o professor seu saber e cabe ao professor propor novas formas de se fazer saberes, trabalhar metodologicamente de maneira democrática, dialética,colaborativa,progressista, dando liberdade para criar

Mais informações »
0 comentários
Assista ao vídeo e comente como você utiliza os recursos da internet em suas aulas!De maneira aberta e progressista ou controladora? Vamos interagir...

Mais informações »

VEJAMOS O QUE O AUTOR JOSÉ MANUEL MORAN FALA SOBRE A INTERNET NA EDUCAÇÃO.

0 comentários


O uso da internet como critério pode se tornar-se um instrumento significativo para o processo educativo em seu conjunto. Ela possibilita o uso de textos, sons, imagens e vídeos que subsidiam a produção do conhecimento. “Além disso, a internet propicia a criação de ambientes ricos, motivadores, interativos, colaborativos e cooperativos. (MORAN, 2000, p.99)

Um dos grandes desafios  que professores encontram hoje é saber lidar com as tecnologias que já fazem parte do cotidiano escolar e saber tirar proveito das suas potencialidades pedagógicas.
Moran (2000) e Lévy (1993) corroboram com esta reflexão, no sentido de que, ensinar usando a internet exige uma forte dose de atenção do professor, a navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição, e  recomendam o uso desta ferramenta  com parcimônia.
Ainda a respeito do uso do computador na educação o autor Moran (2000, p.11), cita que  “muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais, perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco”. Devido à lentidão dos processos pedagógicos conservadores que estamos condicionados pelo costume.

Mais informações »
▲ Voltar ao Topo