O uso da internet como critério pode se tornar-se
um instrumento significativo para o processo educativo em seu conjunto. Ela
possibilita o uso de textos, sons, imagens e vídeos que subsidiam a produção do
conhecimento. “Além disso, a internet
propicia a criação de ambientes ricos, motivadores, interativos, colaborativos
e cooperativos. (MORAN, 2000, p.99)
Um dos grandes desafios que professores encontram hoje é saber lidar
com as tecnologias que já fazem parte do cotidiano escolar e saber tirar
proveito das suas potencialidades pedagógicas.
Moran (2000) e Lévy (1993)
corroboram com esta reflexão, no sentido de que, ensinar usando a internet exige uma forte dose de atenção
do professor, a navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição,
e recomendam o uso desta ferramenta com parcimônia.
Ainda a respeito do uso do
computador na educação o autor Moran (2000, p.11), cita que “muitas formas de ensinar hoje não se
justificam mais, perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco”. Devido à
lentidão dos processos pedagógicos conservadores que estamos condicionados pelo
costume.
Mais informações »